Presidente divulga ações e projetos do Irga em diferentes regiões do estado
Durante essa semana, Claudio Pereira cumpriu um intenso roteiro, com debates sobre ações, programas e resultados apresentados pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), em municípios da Depressão Central, Fronteira Oeste e Campanha.

Acompanhado pelo coordenador do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), Rui Ragagnin, Pereira esteve quarta-feira (08) em São Sepé, onde visitou a Cooperetiva Tritícola Sepeense (Cotrisel) conhecendo o sistema de produção e comercialização que envolve a 5ª maior cooperativa arrozeira do estado. Durante o encontro, o presidente da cooperativa, Fernando Crapez Osório agradeceu a visita e enalteceu a atitude do Irga por valorizar o sistema cooperativo orizícola gaúcho. Logo após, foi a vez do 23º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão do instituto (Nate) receber a equipe, para tratar de atividades que deverão ser realizadas pelo Irga no município brevemente.

Na sequência, a representação do instituto esteve em Formigueiro, onde, acompanhada pelo vice-prefeito Marcelo Motta, discutiu diversos assuntos, como os resultados do trabalho de incentivo a rotação de culturas feito pelo Irga, o sistema de irrigação do Rio São Sepé e a atual situação do mercado arrozeiro.

Claudio Pereira e equipe também prestigiaram a festa de aniversário de 25 anos de Itacurubi, na Fronteira Oeste, partindo logo após para o município de São Vicente do Sul. Lá foram tratados diversos assuntos na Prefeitura Municipal, como a política adotada pelos governos federal e estadual em favor do arroz e dos agricultores gaúchos. Na mesma cidade, o Irga também esteve em reunião no campus do Instituto Federal Farroupilha (IFF), onde as tecnologias orizícolas e futuras parcerias entre as duas instituições foram discutidas. A última etapa do roteiro incluiu o município de Cacequi, com Claudio Pereira sendo recebido na unidade local da Camera Agroalimentos.

Ao final das atividades, o presidente destacou: “é muito importante que o Irga participe de debates sobre tudo o que envolve o nosso arroz. Temos o dever de dialogar com todos, sem fazer distinção entre pequenos, médios e grandes. E isso vale para municípios, agricultores, cooperativas ou iniciativa privada, pois participamos de um governo que tem o diálogo e a inclusão como dois de seus principais pilares. Fico muito feliz por fazer um roteiro por municípios tão variados, mostrando em todos eles resultados e ações relevantes, construídos não só pelo Irga, mas também pela Secretaria da Agricultura, através do secretário Mainardi, e pelo Governo do Estado, com o trabalho coordenado pelo governador Tarso Genro”.
Data: 13/05/2013
Fonte: IRGA